TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO

. RENOVA RECICLAGEM
BRIQUETAGEM DE RESÍDUOS
 

Reciclar é preciso.

Reaproveitar materiais, como papel e plásticos, beneficiados como matéria-prima para um novo produto são os exemplos mais comuns quando se fala em reciclagem. Um conceito que cada vez mais vem sendo difundido por empresas de todo o mundo, no embalo das orientações de contenção de despesas, que minimiza a utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final. Porém, a necessidade de também recuperar partículas finas oriundas de um processo de beneficiamento de minérios ou de resíduos de materiais metálicos, provocou o desenvolvimento da tecnologia da aglomeração, também chamada de briquetagem.

Sua função é aglomerar partículas finas, por meio de pressão, para obter um produto compactado, com forma, tamanho e parâmetros físico-químicos metalúrgicos adequados para facilitar a movimentação e estocagem, pela sua redução de volume, de forma mais econômica.

Baseado nessa demanda de fornecer matérias primas para a fabricação de aço e também atender as necessidades das empresas geradoras de resíduos portadores de ferro, em dar um destino econômico e ecologicamente correto aos seus resíduos, é que existe, desde 2004, a unidade Renova Centro de Reciclagem. Sediada em Guarulhos (SP) em uma área própria de 15.000 m2, o centro dispõe de equipamentos de última geração capazes de transformar rejeitos como carvão vegetal, turfa, plásticos, borras e limalhas metálicas em matérias-primas destinadas à fabricação de aço ou ferro, sendo uma das pioneiras na comercialização de briquetes de finos de ferro e na prestação de serviços de briquetagem, por rolos a frio, certificada com o que há de mais recente em atestados de qualidade do mercado, voltados para processos de gestão ambiental. No intuito de oferecer aos nossos clientes produtos e serviços com garantia de qualidade, segurança e procedência.

 

Briquetagem

A briquetagem consiste na aglomeração de partículas finas por meio de pressão, permitindo a obtenção de um produto não só compactado, porém com forma, tamanho e parâmetros físico-químicos metalúrgicos adequados.

A redução de volume de material, em alguns casos, além dos benefícios tecnológicos, permite que materiais finos possam ser transportados e armazenados de forma mais econômica.

 

 

Laboratório
Laboratório

Serviços de Briquetagem 

Visando melhor atender às necessidades de nossos clientes a Renova Reciclagem efetua também serviços de mão de obra de briquetagem para terceiros.
A grande vantagem deste sistema é que, as siderúrgicas e fundições que atualmente pagam pelo descarte de resíduos em pó portadores de ferro e outras ligas, através da briquetagem podem reutilizar os mesmos em seus processos de fusão. Este sistema, além de extinguir os custos com descarte de materiais até então “inservíveis”, garante para o gerador/cliente um insumo com composição química conhecida, o reaproveitamento de ligas e redução do volume de compra de materiais metálicos para fusão.
Para grandes geradores/consumidores, a Renova Reciclagem está apta a desenvolver e implementar plantas de briquetagem “In Site”, de acordo com a necessidade do cliente.

 

 

 Vantagens do uso do Briquete

  • Ótima relação custo-benefício;
  • Matéria-prima alternativa a materiais padrão como sucata de ferro, ferro gusa, sínter etc;
  • Agente facilitador no processo de montagem de cargas frias, devido à alta densidade;
  • Facilidade logística, de armazenamento e de transporte;
  • Permite que uma carga de grande quantidade seja armazenada em uma área pequena;
  • Oferece uma maior gama de opções de embalagem;
  • Produto com composição química média conhecida e garantida;
  • Matéria-prima própria que garante produtos com preços mais competitivos, com contratos sem reajustes por um período maior que os oferecidos por produtos concorrentes.

Além disso, outra vantagem importante deste sistema é que as siderúrgicas e fundições que atualmente pagam pelo descarte de resíduos em pó portadores de ferro e outras ligas, através da briquetagem podem reutilizar os mesmos em seus processos de fusão. Onde, além de extinguir os custos com descarte de materiais até então “inservíveis”, garante para o cliente um insumo com composição química conhecida; reaproveitamento de ligas e a redução do volume de compra de materiais metálicos para fusão.

E para otimizar ainda mais o trabalho, o Grupo Renova desenvolve e implementa plantas de briquetagem “In Site”, destinadas, principalmente, a clientes de grande porte. Além de prestar serviços de mão de obra de briquetagem para terceiros.

 

ISO 14001

ISO 14001

Renova Reciclagem conquistou em Novembro de 2008 o Certificado ISO 14001, um dos principais atestados de qualidade do mercado voltados para processos de gestão ambiental, sendo uma das poucas em seu segmento a dispor deste certificado.

A conquista deste importante atestado de qualidade é mais um item de segurança e confiabilidade para os clientes, uma vez que há garantias da eficiência do processo de reciclagem utilizado pela Renova Beneficiamento e Renova Reciclagem. 

 

 

 

Unidade Reciclagem

Rua João Alfredo, 16- Cumbica - Guarulhos - SP - 07224-120
Fone: 55 11 2412-5777