TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

Refletir e discutir sobre a forma como a Saúde e a Segurança têm sido tratadas dentro e fora das empresas é essencial. O foco deve ser a valorização da vida e não apenas a obrigação legal.

Nos últimos tempos informações sobre saúde e segurança tem até tido maior visibilidade, mas, sempre através das estatísticas de acidentes e de adoecimentos dos trabalhadores, em detrimento dos resultados que trazem para a vida dos indivíduos.

Este não tem sido um comportamento somente das organizações e dos profissionais do setor, mas também da própria mídia e demais fatores sociais que acabam contribuindo para fortalecer ainda mais o modelo de cultura prevencionista adotado no país. Refletir e discutir sobre a forma como a saúde e segurança têm sido tratadas dentro e fora das empresas é sem dúvida uma iniciativa de primeira necessidade.

Pesquisadores e especialistas entendem como urgente uma mudança de paradigma que passe a tratar deste assunto como vida e preservação de pessoas. Quem já vem apostando e criando ações a partir deste conceito, acredita que este é o caminho para transformar a relação que os trabalhadores têm com a sua própria atividade e o seu entendimento sobre a importância do tema.

Seja no ambiente de trabalho, na escola, em casa, no trânsito ou em atividades de lazer, práticas de comportamento seguro, prevenção à saúde e meio ambiente são comuns, até mesmo por parte das crianças. Tal conscientização é resultado de um processo em que a educação teve um papel fundamental. Somente cidadãos esclarecidos estão aptos para compreender a importância de manter a sua integridade, bem como de toda a coletividade. Assim, a eficiência deste processo educativo, só se fez possível por meio dos tempos com eficientes e consistentes campanhas de comunicação em que a ênfase maior sempre foi a prevenção e a adoção de medidas de comportamento seguro e preocupação com o bem estar coletivo em todas as situações diárias.

A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários tem a ideia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.

Postado em 2013 Dec 23

O objetivo do Grupo Renova é melhorar continuamente a qualidade de nossos produtos e serviços e, ao mesmo tempo, manter um alto nível de segurança e proteção do meio ambiente. Para atingir esse objetivo, introduzimos globalmente um sistema integrado de gerenciamento da segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, em conformidade com as normas ISO. Com esse sistema, além dos benefícios gerados para nossos clientes e colaboradores, também beneficiamos a sociedade, atendendo às necessidades de todos e respeitando a legislação aplicável às nossas atividades, melhorando continuamente o desempenho de nosso sistema de gestão integrada.

Nosso compromisso:

- Cumprir com os requisitos legais, normativos, industriais e corporativos aplicáveis.
- Projetar, construir e operar nossas instalações de forma segura, eficiente e ambientalmente responsável.
- Prestar contas, bem como monitorar o nosso desempenho em relação aos nossos objetivos e metas do sistema ISO.
- Trabalhar com nossos parceiros de negócios e com a indústria para efetivamente promover e exigir o cumprimento desta política.
- Promover uma comunicação aberta com todas as partes interessadas e compartilhar o conhecimento do sistema de Gestão Ambiental.
- Aperfeiçoar constantemente o nosso desempenho e gerenciar permanentemente os riscos dos nossos negócios.
- Proporcionar os recursos, treinamentos, equipamentos e outros suportes para possibilitar o cumprimento desta política.

Segurança do Trabalho e Meio Ambiente está comprometida com a identificação de possíveis atos, condições inseguras e riscos ambientais em nosso dia-a-dia, avaliando as causas e propondo soluções para eliminar ou minimizar os mesmos. A formação de uma consciência de segurança e prevenção é fortalecida em campanhas educativas e eventos como a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes - realizada anualmente  e treinamentos de conscientização.
 

Postado em 2013 Dec 23

Esses quesitos devem ser vistos como um meio de vida e não apenas como uma exigência leal que não pode ser desobedecida.

A cultura prevencionista está fortemente enraizada nos aspectos negativos. É a quantidade de acidentes que a empresa registrou; é o trabalhador que foi desatento e provocou o acidente; são os gastos que terão de ser feitos para que a empresa não seja multada.

Se, ao contrário disso, ajustarmos o foco de prevenção para os resultados positivos, talvez essa tarefa se torne menos árdua.

Especialistas e profissionais estão experimentando uma maneira diferente de lidar com a Saúde e Segurança, e garantem que está dando certo.

Dentro do planejamento estratégico organizacional é indispensável a implantação de um projeto de Segurança, Medicina e Higiene no trabalho para que a empresa tenha isso como uma missão, dando a importância merecida para seus colaboradores. Segundo a NR-5 lei regulamentadora, é necessária a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) em empresas com mais de 50 funcionários. A CIPA é responsável por ajudar no cumprimento das normas de segurança sugerindo assuntos para treinamentos e palestras sobre prevenção de acidentes, localizar área de risco, eliminar ou amenizar os riscos e fiscalizar. Muitos dos riscos com os quais defrontamos podem ser eliminados, outros podem ser minimizados. A utilização de equipamentos como o capacete, luvas, óculos de segurança, protetores faciais, máscaras, enfim, aqueles equipamentos dimensionados pela Segurança do Trabalho como importantes para proteção, minimizaram os outros riscos nas atividades.

Porém, todo o aparato de proteção existente não impedirá atos inseguros daqueles que querem desafiar a própria segurança. Cada um de nós é responsável por seu próprio desempenho na segurança do trabalho.

Postado em 2013 Dec 23

O grupo é composto por pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro da Renova, para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

No Grupo Renova são realizados diversos treinamentos de atendimento a emergências como contenção de vazamento de produtos químicos, e combate e prevenção a incêndio.

A brigada deve sempre estar preparada para o atendimento aos diversos tipos de emergência que possam ocorrer dentro da organização, mas é preciso também trabalhar na prevenção destes eventos indesejáveis.

Postado em 2013 Dec 03

<< Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Next >>

Powered by CuteNews