TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

1. Primeiro Passo: Economizar

Avalie seus hábitos de gasto de água ao longo de toda a vida. Grande parte da água escorre pelo ralo, porque sempre pensamos na água como um produto farto e barato. Tipicamente, em nossas casas, o banheiro consome cerca de 75% de toda a água que usamos. Tome consciência sobre a quantidade de água usada e busque maneiras de usar a menor quantidade possível. A coisa mais importante é PENSAR quando estiver usando a água.

2. Segundo Passo: Repare vazamentos

Um vazamento de apenas uma gota por segundo gasta cerca de 2.400 galões de água por ano. Os vazamentos representam um dos maiores inimigos do programa de conservação de água, devendo ser resolvidos vigorosamente.

3. Terceiro Passo: Instale Dispositivos que Economizam Água

Existem diversos dispositivos que podem ser comprados e instalados, que reduzem facilmente o consumo de água. Incluem: controladores de fluxo de água com aeradores nas torneiras e nos chuveiros, vasos sanitários com mecanismos econômicos de descarga. Investindo um pouco mais de dinheiro, tempo e trabalho, pode garantir grandes avanços na conservação da água.

4. Quarto Passo: Reutilize a Água

A água não usada ou levemente usada pode ser facilmente empregada com outros propósitos, mesmo sem tratamento ou filtração. Durante períodos de seca, o reaproveitamento da água pode ser uma necessidade. Quando a conservação máxima for necessária, faça o máximo que puder com a água, antes de deixá-la escorrer pelo ralo.

Como Conservar Água no Dia-a-Dia?

Como grande porcentagem da água é utilizada no banheiro, esse é o local onde os esforços de conservação devem ser reforçados. Pode-se instalar dispositivos simples e baratos que ajudam a economizar grande quantidade de água, sem levar a mudanças do estilo de vida ou hábitos atuais.

Barreiras ou reservatórios contendo rochas: esses dispositivos reduzem a quantidade de água que flui pelo vaso sanitário em até 25%, sem afetar sua capacidade de limpeza.

Chuveiros de baixo fluxo: reduzem a quantidade de água que flui através do chuveiro em até 50%, mas aumenta sua velocidade de forma que a sensação do banho é a mesma. Esses dispositivos ajudam a economizar água quente também.

Controladores de fluxo com aerador: reduzem a quantidade de água nas torneiras em até 50%, mas adiciona bolhas de ar, de forma que o fluxo parece o mesmo.

O uso de água fora da casa é, frequentemente, de grande volume. No entanto, existem medidas que ajudam a economizar água, nessa situação:

Instale um dispositivo de aspersão na extremidade da mangueira, que permite o ajuste do fluxo de água e impede a água de drenar continuamente nos curtos momentos em que a mangueira é deixada de lado, sem se desligar a torneira.

Lave o terreno apenas quando necessário. A quantidade de água necessária pode chegar àquela usada para abastecer a casa por uma semana inteira! Não se recomenda a lavagem em um esquema fixo de tantas vezes por semana ou mês.

Economia de Água em Situações Especiais Às vezes é necessária a adoção de medidas extras para reduzir ainda mais o consumo doméstico de água. Embora seja bastante útil em qualquer situação, essas medidas podem ser especialmente úteis em momentos de escassez de água ou qualquer outro problema que comprometa o fornecimento desse produto.

No interior da casa, recomenda-se: Toem banhos curtos ao invés de longos. Um banho de quatro minutos gasta cerca 8 galões de água, ao passo que banhos mais longos chegam a gastar de 50 a 60 galões. Evite acionar desnecessariamente a descarga do vaso sanitário. Nunca jogue pontas de cigarro ou papel no vaso sanitário. Feche a torneira enquanto estiver se barbeando, escovando os dentes ou ensaboando a louça. Evite deixar o chuveiro aberto enquanto estiver se ensaboando ou seus cabelos. A maioria das pessoas sai do jato de água enquanto faz isso.

Fora da casa, tente isso:

Use adubo em árvores e outras plantas em seu jardim. Isso reduz de maneira importante a quantidade de água perdida por meio da evaporação e diminui a necessidade de se regar frequentemente as plantas. Considere a utilização de um sistema de irrigação para o jardim. Esse tipo de sistema fornece água apenas às raízes das plantas. Além de economizar água, reduz a quantidade de ervas daninhas. Empregue apenas espécies de plantas bem adaptadas ao seu ambiente e condições do solo, reduzindo assim a necessidade de água. Evite aguar demais o solo e a grama. Durante o verão, o solo e a grama podem tornar-se amarronzados, o que não significa que morreram. Estão apenas dormentes e renascerão quando as chuvas voltarem. Utilize a água das calhas de chuva para aguar o jardim. Com iniciativas simples como essas, podemos contribuir com o meio ambiente, além de economizar nas contas de consumo. Pense nisso!

Fonte: www.boasaude.uol.com.br

Postado em 2014 May 23

Como várias coisas ao nosso redor, nós raramente prestamos atenção a aquilo que é farto e de fácil obtenção.

E o que poderia ser mais farto do que a água? Para conseguir água, tudo que precisamos fazer é abrir a torneira, 24 horas por dia, e ela estará lá, pronta para uso. Mas, devemos parar e pensar: a água que usamos não aparece num passe de mágica.

A água tratada é um produto cuidadosamente produzido, que aparece nas casas apenas após ter atravessado diversos quilômetros de canos e um lento processo de tratamento. É um recurso extremamente valioso que não deve ser desperdiçado.

Apenas 1% de todas as reservas de água do mundo encontra-se disponível para uso humano; o restante é composto por água salgada ou congelada em icebergs. Essa pequena porcentagem é responsável pela manutenção da agricultura mundial, manufaturas, uso da comunidade e individual, além das atividades de sanitização. Na verdade, os seres humanos bebem apenas 1% de toda a água tratada. O restante é empregado em processos de limpeza, incluindo sanitários e chuveiros.

Como a preocupação com o meio-ambiente aumentou nos últimos anos, observamos um aumento na demanda de medidas que melhorem os processos de produção. Com isso, o valor da água cresce, e assim o uso consciente da água levaria a dois grandes benefícios: a economia pessoal em termos de gasto com água e a preservação do ambiente. Lembre-se que você paga por cada gota de água, independente se ela foi usada ou desperdiçada, de forma que a conservação da água é uma prática que todas as pessoas deveriam seguir.

Quando você conserva água, você ganha em outros pontos também. Usando menor quantidade de água quente, você gasta menos energia, reduzindo o valor de sua conta de energia elétrica e gás. Quando você usa menor quantidade de água, o gasto com sanitização também é reduzido. Assim, pode-se ver que a implementação de um simples programa de conservação ajuda o ambiente, aliviando o impacto da estocagem, purificação, distribuição e tratamento da água.

Fonte: www.boasaude.uol.com.br

Postado em 2014 May 23

A Instrução Normativa IBAMA nº 3, de 28 de fevereiro de 2014, regulamentou o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais - RAPP e revogou a Instrução Normativa IBAMA nº 31, de 03 de dezembro de 2009, que regulamentava o Cadastro Técnico Federal.

São obrigados ao preenchimento e entrega do RAPP as pessoas físicas e jurídicas que se dediquem, isolada ou cumulativamente, a atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais presentes no Anexo VIII da Lei nº 6.938, de 1981, identificadas a partir da inscrição no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais - CTF-APP.

Os dados e informações a serem declarados são exigidos a partir de formulários eletrônicos, disponíveis no CTF-APP dentro do site do IBAMA (www.ibama.gov.br), na forma dos Anexos A a X da Instrução Normativa IBAMA nº 3/2014.

Os formulários eletrônicos a serem preenchidos variam conforme a atividade desenvolvida, e podem ser identificados através dos Anexos de I a XXVII da mesma Instrução.

Quando pertinente, será exigida a indicação de responsável técnico, inclusive com registro no Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental - CTF/AIDA, para o preenchimento de dados e informações no RAPP, como comprovação de capacidade ou responsabilidade técnica.

O período regular de preenchimento e entrega do RAPP é de 1º de fevereiro a 31 de março de cada ano. As informações a serem prestadas se referem ao período compreendido entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de dezembro do ano anterior.

Em virtude das alterações introduzidas pela Instrução Normativa IBAMA nº 3/2014, o RAPP referente ao exercício de 2013, Relatório 2013 (2014/2013), será admitido no período de 01 de abril até 31 de maio de 2014.

Postado em 2014 May 23

Cerca de 11 mil pessoas estiveram visitando a sexta edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, entre 22 e 25 de abril.

O número de visitantes agradou imensamente a organização da Feira pela qualidade. Engenheiros, técnicos, empresários, estudantes e profissionais das mais diversas áreas ligadas ao meio ambiente em empresas e organizações governamentais e não-governamentais estiveram participando da Fiema e dos eventos simultâneos, já consolidados e que comprovaram mais uma vez que o público se interessa pelo conhecimento gerado durante a Feira.

O evento contou com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira de Tratamento de Superfícies (ABTS) e diretor geral da Anion Química Industrial, Airi Zanini, que afirmou que a ABTS e a Fiema tem algo muito em comum. “A Fiema evoluiu e essa é uma Feira que atende diretamente o setor e está focada sempre no lado ambiental. As empresas que ainda não estão trabalhando voltadas à sustentabilidade terão que entrar dentro deste sistema, porque não tem outra maneira de sermos um país com respeito diante das futuras gerações. Produzir sem ter a preocupação com o meio ambiente é coisa do passado. O futuro com certeza vai estar sempre e cada vez mais voltado à sustentabilidade”, finalizou.

 

Postado em 2014 Apr 30

<< Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Next >>

Powered by CuteNews