TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

A CIPA é um instrumento do trabalhador conquistado com muita luta. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes das condições de trabalho.

Neste mês o Grupo Renova organiza o processo eleitoral para a CIPA Gestão 2014/2015

O processo eleitoral para a escolha dos representantes dos funcionários na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Renova começará no próximo dia 19 de Agosto, com o início do prazo para a inscrição de candidatos.

Serão eleitos um titular e um suplente. A votação será nos dias 26 e 27 de fevereiro. Já a posse ocorre em 7 de abril.

Saiba mais sobre a CIPA

Você já deve ter ouvido falar sobre a CIPA, não é mesmo? Mas o conceito que a grande maioria tem sobre a CIPA é um grupo de pessoas que fazem o papel de chatos que vivem pegando no pé dos colaboradores referente á segurança. Mas não é bem assim. A CIPA é tão importante dentro de uma organização assim quanto qualquer setor. Mostrarei a seguir que a CIPA é Obrigatória por lei. A CIPA (Comissão Interna de prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes do trabalho.

Muitas pessoas acham que a CIPA é invenção brasileira, mas não é. Ela surgiu de uma recomendação do OIT (organização Internacional do Trabalho), em 1921 e transformou-se em determinação legal no Brasil no ano de 1944. E só depois de vinte e três anos surgiu um decreto-lei 7036, artigo 82 com caráter obrigatório nas empresas com mais de 100 funcionários.

Hoje a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatória nos locais de trabalho seja qual for o tipo de negócio, com ou sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e empresas públicas, desde que tenham o mínimo legal de empregados regidos pela CLT. E está presente em diversos países como Estados Unidos, França, Brasil, na Itália na qual se possui duas Comissões de acidentes para cada organização e no Japão no qual se possui três tipos de comissão de acidentes para cada organização.

No Brasil a CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) nos artigos 162 á 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978, baixada pelo Ministério do trabalho.

A CIPA é composta pelos seguintes cargos: Presidente (indicado pelo empregador), Vice-Presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares), Secretário e suplente (escolhidos em comum acordo pelos representados dos empregados, e dos empregadores). Cabe ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS), fiscalizar a organização das CIPAS. A quem não cumprir a lei será atuada por infração ao disposto no artigo 163 da CLT, sujeita-se a multa prévia 201 desta mesma legislação como descrita abaixo:

"Art. 163. Será obrigatório a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nos estabelecimentos ou locais de obras nelas especificadas."

Postado em 2014 Aug 18

Para identificar as propriedades químicas dos resíduos recebidos e melhor aprimorar seu aproveitamento no processo produtivo, o GRUPO Renova dispõe de laboratórios em suas unidades, devidamente equipados com instrumentos para a realização de experimentos diversos e mantidos  sob controle de qualidade atestada.


Formado por uma equipe de técnicos bem qualificados e treinados, responsáveis em operar e gerenciar o funcionamento correto de todos os equipamentos e analisar diariamente os materiais recebidos, todas as atividades envolvem na sua prática manuais de segurança que determinam procedimentos operacionais padronizados visando diminuir ou eliminar riscos à saúde ocupacional.


O laboratório possui um sistema de gestão da qualidade implantado que garante sua importância no exercício de suas atividades sob condições controladas e normatizadas de modo a garantir o resultado do experimento por meio de cálculos, medições e análises químicas que exigem controle e precisão alcançáveis, de acordo com normas técnicas estabelecidas por lei.

Postado em 2014 Jul 03

Os laboratórios são as partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias.
Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos, são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos.


Normalmente as condições de trabalho são inseguras. Esse fato decorre da má utilização de espaços, do tipo de mobiliário, da disposição incorreta das instalações e da falta de equipamentos de proteção. Uma dificuldade bastante comum é que o laboratório, na maioria das vezes, é montado em local já construído; raramente constrói-se um edifício para ser usado especificamente como laboratório.


Muitos riscos potenciais são associados com a estocagem e manuseio de materiais usados em laboratório químico. Estes riscos sempre existirão, mas os acidentes podem ser eliminados por maior conhecimento das propriedades dos materiais estocados e manuseados: planejando procedimentos de segurança para estocagem e segurança e informando todas as pessoas que entrarão em contato com estes materiais dos riscos envolvidos e as medidas de segurança que devem ser tomadas.


O Grupo Renova dedica especial atenção à área de Saúde e Segurança Industrial, com o objetivo de garantir aos seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável e livre de riscos, onde a prevenção de acidentes constitua prioridade.

O conceito é a promoção da saúde de forma integrada, com foco nos fatores internos e externos que interferem na saúde dos colaboradores.

 

Postado em 2014 Jul 03

A área de saúde ocupacional contempla as ações de controle médico e acompanhamento biológico dos colaboradores do Grupo Renova, tendo como principal instrumento o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, que inclui o planejamento, a execução e o acompanhamento dos exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.

Em parceria com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o PCMSO gera, anualmente, o Perfil de Saúde dos colaboradores da Renova, contemplando os resultados dos exames médicos realizados. Esse perfil serve de feedback para o PPRA, consolidando a integração das áreas de Saúde e Higiene Ocupacional.

A área de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional é responsável pelo acompanhamento e orientação das diversas áreas da Empresa no que se refere ao cumprimento das melhores práticas de Segurança do Trabalho e de Higiene Ocupacional. Cabe a essa área o desenvolvimento de ações específicas de organização e treinamento das brigadas de emergência, bem como a orientação para a devida gestão dos equipamentos e sistemas de proteção individual, coletiva e de combate a incêndio.
 

Postado em 2014 Jul 03

<< Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Next >>

Powered by CuteNews