TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

Em evento realizado no Espaço Mercedes, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (São Paulo), a Mercedes-Benz do Brasil homenageou os fornecedores que mais se destacaram ao longo de 2014 em inovação tecnológica e excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços, além de uma categoria especial. Com a presença de cerca de 500 pessoas, a Empresa anunciou os ganhadores do Prêmio Interação 2014 e também do 5º Prêmio de Responsabilidade Ambiental.

“Cumprimento os fornecedores vencedores, bem como suas equipes, pela conquista dessa premiação, que valoriza o desempenho excelente e o comprometimento para com os objetivos da nossa Empresa”, afirma Erodes Berbetz, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. “Em um ano desafiador para o mercado brasileiro de veículos comerciais, como este de 2014, tivemos de nos superar e inovar, o que foi prontamente entendido e atendido pelos nossos parceiros”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz quer os fornecedores cada vez mais próximos do dia a dia da Empresa. “Contamos com parceiros que querem fazer parte do crescimento planejado para os próximos anos. Novos projetos vêm aí e precisamos de fornecedores que façam parte desse processo, que sejam uma extensão da nossa Companhia”.

Durante a premiação, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, enfatizou a forte sinergia da Empresa com os fornecedores, o que tem motivado a Mercedes-Benz a seguir confiante em oferecer aos clientes produtos de qualidade.

Fonte: www.mercedes-benz.com.br

Postado em 2015 Jan 12

O Prêmio Interação reconhece os fornecedores que mais se destacaram pela inovação tecnológica, excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços, além da categoria especial


Categoria Excelência em Material Indireto/Serviço

Três empresas sagraram-se vencedoras na categoria Excelência em Material Indireto/Serviço: Grupo Renova, Seglo e Ipiranga.

Com 27 anos de experiência em gerenciamento e tratamento de resíduos industriais, o Grupo Renova, com unidades em São Paulo e Rio Grande do Sul, prioriza a excelência em qualidade dos serviços voltados ao meio ambiente. A empresa conta com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, atuando em modernos laboratórios e equipamentos, certificados com o que há de mais recente em qualificações para responsabilidade empresarial e controle ambiental. O resultado reflete em diferenciais competitivos às empresas interessadas em adotar atitudes sustentáveis, por meio de processos que vão de pesquisas contínuas para gerar economia a soluções inovadoras com suporte e atendimento personalizado.

A Seglo Logística Brasil Ltda. faz parte do grupo Schnellecke, empresa alemã com 75 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções logísticas de ponta para o mercado automotivo, tanto no Brasil, quanto em outros 14 países. No Brasil, onde atua há mais de 15 anos, conta com mais de 1.000 colaboradores, comprometidos com as necessidades dos clientes e a melhoria contínua, fidelizando parcerias de longo prazo. A Seglo é responsável pela operação de pré-embalagem de peças de reposição para a área de Pós-Venda da Mercedes-Benz, em Campinas (SP), tendo atingido alta eficiência e inovado em processos, contribuindo para o atendimento de prazos junto aos concessionários da marca.

Atuando há mais de 70 anos, a Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. é um nome de destaque no setor. Vivendo nova fase como parte do Grupo Ultrapar, desde 2008, se tornou uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis no Brasil. Há dois anos, realiza o abastecimento de combustíveis nas plantas da Mercedes-Benz em Juiz de Fora e São Bernardo do Campo, atendendo a todos os requisitos de qualidade. Além disso, cumpre com eficiência a manutenção da estrutura de abastecimento. A diversificação do portfólio de produtos e serviços da Ipiranga e seu alcance em todo o território nacional contribuíram para o sucesso do fornecedor como parceiro no projeto do óleo da marca Mercedes-Benz. 

Fonte: www.mercedes-benz.com.br

 

Postado em 2015 Jan 12

Categoria Inovação Tecnológica

O vencedor do Prêmio Interação 2014 nesta categoria foi a BorgWarner Brasil Ltda. Ela faz parte da BorgWarner Turbo Systems, divisão da BorgWarner, Inc., que desenvolve sistemas turboalimentadores inovadores para a indústria automotiva em todo o mundo. Oferece soluções para carros de passeio, veículos comerciais, motores industriais de locomotivas e até mesmo motores náuticos. Com sede em Itatiba (SP), a BorgWarner Brasil possui capacidade para produzir anualmente 500 mil turbos, contando também com um centro dedicado à pesquisa e desenvolvimento. O fornecedor tem parceria de longa data com a Mercedes-Benz, buscando soluções técnicas para otimizar a eficiência de combustível, redução de emissões e melhor desempenho.

Categoria Excelência em Custos

Tuper e Yazaki do Brasil venceram a categoria Excelência em Custos. Sediada em São Bento do Sul (SC) e presente no mercado há mais de 40 anos, a Tuper S.A. é uma empresa que atua junto a seus clientes no desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas nos segmentos de tubos estruturais e especiais, sistemas construtivos e sistemas de exaustão para montadoras. Durante o ano de 2014, ganhou destaque o trabalho realizado pelo fornecedor em excelente parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, buscando aprimoramento contínuo de seus processos e da cadeia de abastecimento, incluindo a atualização de tecnologias. O objetivo é a racionalização de recursos e a melhoria de competitividade no fornecimento dos conversores catalíticos EURO 5 para a Empresa.

Por sua vez, a Yazaki do Brasil Ltda., que fornece chicotes elétricos para caminhões Mercedes-Benz, alinha evolução tecnológica e racionalização de custos desde o início de suas operações no Japão, em 1941. A empresa se estabeleceu no Brasil em 1997, na cidade de Tatuí (SP). Posteriormente, somaram-se ao grupo as plantas de Irati e Santo Antônio da Platina, no Paraná, Matozinhos (MG) e Nossa Senhora do Socorro (SE). Devido a sua atitude proativa, a Yazaki foi convidada pela Mercedes-Benz do Brasil a participar das atividades do COSD (Cost Oriented Supplier Development). Apresentou iniciativas de redução de custos baseadas em otimização de processos, novas tecnologias e nacionalização de componentes, que já foram efetivadas neste ano. Esta história de sucesso não para por aí, pois novas etapas já estão planejadas.

Categoria Excelência Operacional em Qualidade

Nessa categoria foram premiadas as empresas Denso e Hengst. Estabelecida no Japão em 1949 visando intensificar o desenvolvimento de produtos para sistemas de ar condicionado, Denso do Brasil Ltda. chegou ao nosso País em 1980, quando inaugurou sua planta de Curitiba (PR). Em 2011, inaugurou sua mais nova unidade, na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Baseada em seu compromisso de estar sempre de portas abertas para as possibilidades, a Denso colocou-se à disposição da Mercedes-Benz para o desenvolvimento do sistema de ar condicionado para o caminhão extrapesado Atron 2729. Como resultado, trouxe soluções criativas buscando o equilíbrio entre prazos, qualidade e desempenho, realizando este trabalho em tempo recorde.

Atuando no mercado há 56 anos, a Hengst Indústria de Filtros Ltda. é uma empresa focada no desenvolvimento de filtros de óleo e de combustível para o setor automotivo. Desde sua fundação, acompanha o desenvolvimento do setor automobilístico, aperfeiçoando a qualidade de seus produtos conforme as exigências de mercado e dos clientes. Atributos como boa administração, foco nas necessidades apontadas pelo cliente e confiabilidade no atendimento de seus compromissos fazem da Hengst um dos principais parceiros no fornecimento de filtros para a Mercedes-Benz do Brasil, demonstrando sua excelência em qualidade. Com unidade industrial em Joinville (SC), conta com escritório em São Paulo, capital.

Categoria Excelência Operacional em Logística 

Os fornecedores Borrachas Daud e Lepe foram os ganhadores do Prêmio Interação 2014 nessa categoria. A Borrachas Daud Ltda. atua, há 79 anos, nos setores da construção civil e automotiva. Tudo começou no bairro da Mooca, em São Paulo, em 1935. Atualmente, tem fábrica em Leme (SP), fornecendo 100% dos tapetes para a planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo. Em 2015, também será fornecedora para a unidade de Juiz de Fora, a fim de atender à nacionalização de tapetes para o caminhão Actros. Com seu histórico de desenvolvimento, mostrando comprometimento, pontualidade, flexibilidade, fácil reação e adaptação, a Borrachas Daud também se destaca em logística, com um ótimo gerenciamento de estoques e embalagens. Garante assim uma excelente performance de abastecimento.

Fundada em 1949, a Lepe Indústria e Comércio Ltda. é uma das pioneiras no ramo de fundição de ferro fundido nodular. Está localizada em Guarulhos, próximo ao Aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo. Atende ao mercado automotivo da linha pesada, como caminhões, tratores e ônibus, e também subfornecedores, como os fabricantes de motores e transmissões. Está presente ainda no mercado externo, atuando em países da Europa, América Latina e EUA. Hoje, a Lepe fornece à Mercedes-Benz do Brasil peças para variadas aplicações, como coletores de exaustão para motores da linha média e pesada, garfos de mudança e desengate para a montagem de câmbios e mancais para a produção de eixos.

Categoria Especial 

O Prêmio Interação 2014 conferiu ao SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial o prêmio de vencedor da categoria Especial. Criado há 72 anos, o SENAI, entidade de formação profissional mantida pela indústria, é reconhecido pela excelência de seus trabalhos em todo o País e também internacionalmente. No início, atendia 15 mil alunos por ano. Hoje, chega a ter uma média anual de 2,3 milhões de matrículas. Na área internacional, firmou 48 parcerias com 29 países, ajudando-os na capacitação técnica de profissionais. A entidade possui uma rede de escolas com 797 unidades operacionais, entre fixas e móveis. Entre elas, uma Unidade Interna na Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, cujos trabalhos de parceria tiveram início em 1957, logo após a inauguração da fábrica. Daquela data até hoje, a Escola SENAI/Mercedes-Benz já formou mais de 5.500 profissionais, dos quais mais de 1.000 ainda trabalham na empresa, entre profissionais qualificados e executivos.

Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 

No evento de ontem, na fábrica de São Bernardo do Campo, também foram anunciados os fornecedores vencedores do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental, as empresas Truck Bus, Vallourec e ZF. Elas foram reconhecidas por boas práticas ambientais em seus processos industriais e instalações. Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, UNICAMP E UFABC.

A Truck Bus Ind. e Com. de Autopeças Ltda. é uma indústria nacional que fornece peças de borracha e metal-borracha para o setor automotivo. Para sustentar seu crescimento de forma consciente, ela projetou metas agressivas de responsabilidade ambiental, o que implicou até na mudança de suas instalações. Com dificuldades de encontrar no mercado imobiliário as alternativas que atendessem suas exigências, optou por construir um imóvel modelo para uso próprio. Surgiu aí o projeto “Planta Industrial Ecológica”, que recebeu a premiação da Mercedes-Benz.

O novo site permite que a empresa atenda suas metas de preservação de recursos e de gestão de energia e resíduos. Como objetivo final está a preservação da qualidade de vida, saúde e bem estar não só dos usuários da planta, como também da comunidade. A nova fábrica da Truck Bus assegura inúmeros ganhos ambientais e conta com estrutura para inovações técnicas ambientais focadas na sustentabilidade. Para tanto, segue os conceitos de Green Building, bem como as diretrizes da norma ISO 14000 e do sistema de graduação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) criado pelo USGBC (United States Green Building Council).

Premiada pela Mercedes-Benz por seu “Projeto de Carbonização”, a Vallourec Tubos do Brasil S.A. é composta pelas Unidades Tubos, Mineração e Florestal, todas em Minas Gerais. Ela implantou o projeto Green House visando à redução da emissão de gás carbônico (CO2), proporcionalmente ligada ao uso racional de energia. O projeto tem como meta reduzir em 20% a utilização de energia e, em consequência, as emissões de gases do efeito estufa até 2020. Além disso, a empresa busca formas eficientes para reduzir o consumo de suas fontes energéticas, principalmente gás natural e energia elétrica. Com a implantação do projeto, a Vallourec realizou a construção de novos fornos, melhorias no desenho dos fornos antigos e implementou novas atividades, permitindo maior domínio das variáveis de carbonização, principalmente o controle da temperatura, reduzindo assim as emissões de metano.

O projeto permitiu ainda o estabelecimento de padrões rigorosos para uma produção de carvão vegetal mais limpa e eficiente. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável ao adotar procedimentos que minimizam a poluição do ar e melhoram as condições de segurança ambiental no entorno das plantas de carbonização.

A eliminação do “Processo de Fosfatização”, projeto premiado pela Mercedes-Benz, foi desenvolvido pela ZF do Brasil Ltda. para inibir ou reduzir a geração e o manuseio dos resíduos e produtos químicos provenientes do antigo processo, minimizando assim os riscos de impactos ambientais. Como principal resultado, a empresa reduziu o consumo de produtos químicos e mitigou o manuseio de produtos corrosivos e tóxicos. Também houve a diminuição do risco de contaminação do solo e da atmosfera por meio da redução de resíduo químico gerado no novo processo.

Outro ganho importante foi a disponibilização de 50% da capacidade da Estação de Tratamento de Efluentes para tratamento de outros resíduos, como efluentes das lavadoras, e utilização da água de reuso para outras aplicações dentro da empresa. O novo processo não requer aquecimento, sendo capaz também de reduzir o consumo de energia elétrica na etapa de acabamento protetor de componentes metálicos. O desenvolvimento da nova tecnologia não promoveu apenas ganhos ambientais, mas também foi capaz de melhorar as condições ergonômicas e de saúde ocupacional dos colaboradores.

Fonte: www.mercedes-benz.com.br

Postado em 2015 Jan 12

Decoração, roupas novas, presentes e acessórios. São inúmeros os detalhes pra organizar uma festa de Natal. E é exatamente neste período que o consumismo e o desperdício ficam em alta.

O momento é de confraternização com os amigos e com a família. Mas, toda essa festa pode ser organizada de forma mais responsável e consciente. Basta tomar alguns cuidados na hora de comprar e de descartar os resíduos.

Confira abaixo algumas dicas e organize um Natal mais sustentável!

– Prefira materiais reutilizáveis

Apesar de materiais de plástico, como copos e talheres, serem mais práticos, eles podem levar até 500 anos para se decompor, poluindo o meio ambiente. Procure substituí-los por produtos reutilizáveis.

– Planeje suas compras

Antes de sair de casa para ir às compras, faça uma lista do que precisa comprar e dos possíveis locais. Assim você ganha tempo, gasta menos e compra tudo o que precisa.

– Reutilize

Na hora de embalar os presentes, utilize caixas e papéis que você já tem em casa. Use a criatividade e evite a geração de mais resíduos.

– Economize energia

Se as luzes natalinas forem realmente necessárias, use os modelos de LED, que são mais duráveis e eficientes energeticamente.

Fonte: aesbrasilsustentabilidade.com.br

Postado em 2014 Dec 11

<< Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Next >>

Powered by CuteNews