TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

ISO é a sigla que identifica a International Organization for Standardization – Organização Internacional para a Normalização – Organização Não Governamental, fundada em 1947 e formada por entidades normalizadoras de mais de 100 países. ISO 14000, o que significa? ISO 14000 é uma série de normas editadas pela ISO - Organização Internacional para a Normalização, e relacionadas com Sistemas de Gestão Ambiental. Assim temos: ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental – Especificação e diretrizes para uso ISO 14010 – Especificação para auditorias ambientais ISO 14020 – Especificação para rotulagem ambiental ISO 14031 – Especificação para avaliação do desempenho ambiental ISO 14040 – Especificação para avaliação do ciclo de vida.

O que é ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. Ou seja, a norma ISO 14001 visa disponibilizar às empresas interessadas ferramentas para que elas possam implantar um sistema de gestão ambiental, capaz de auxiliá-las na obtenção de seus objetivos ambientais e econômicos. Ou seja, esta norma foi idealizada com o sólido propósito de compatibilizar a proteção ambiental e prevenção à poluição com o crescimento socioeconômico de uma organização. Na prática, consiste numa forma eficaz do equacionamento do desenvolvimento sustentado.

Pretende-se que a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental resulte no aprimoramento do desempenho ambiental. Esta especificação baseia-se na premissa que a organização irá, periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu sistema de gestão ambiental de forma a identificar oportunidades de melhoria e sua implementação.

A quem se aplica a norma ISO 14001?

É uma norma direcionada e aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, porte ou segmento de atividade, seja ele industrial, comercial ou de serviços. O que interessa é a vontade e disposição da organização em compatibilizar o seu crescimento econômico com a conservação e proteção do meio ambiente.

Esta norma ISO 14001 é padrão no mundo todo?

Sim. Esta é a grande vantagem. Obter um selo ISO 14001 significa ter um reconhecimento internacional do interesse e responsabilidade pela defesa do meio ambiente. Sendo certificada pela ISO 14001, a empresa passa a ser identificada como uma organização capaz de identificar e administrar seus impactos ambientais, melhorar suas operações, reduzir custos e minimizar riscos de responsabilidades ambientais.

O que é necessário para se obter uma certificação ISO 14001?

A empresa interessada deverá implantar e manter um sistema de gestão ambiental, ancorado em uma política e objetivos ambientais que sustentem a prevenção à poluição, o atendimento à legislação e a melhoria contínua.

a. Estabelecer uma política ambiental apropriada para si; b. Identificar os aspectos ambientais decorrentes de atividades, produtos ou serviços da organização, passados, existentes ou plantados, para determinar os impactos ambientais significativos; c. Identificar os requisitos legais e regulamentares aplicáveis; d. Identificar prioridades e estabelecer objetivos e metas ambientais apropriados; e. Estabelecer uma estrutura e programa(s) para implementar a política e atingir os objetivos e metas. f. Facilitar as atividades de planejamento, controle, monitoramento, ação corretiva, auditoria e análise crítica, de forma a assegurar que a política seja obedecida e que o sistema de gestão ambiental permaneça apropriado. g. Ser capaz de adaptar-se às mudanças das circunstâncias.

Nestes termos, a empresa deverá, em seu sistema de gestão ambiental, adotar processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem a poluição, os quais podem incluir reciclagem, substituição de materiais, etc. Deverá estabelecer e manter procedimentos para identificar e atender os requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços. E, por fim, a empresa deverá manter constante processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no seu desempenho ambiental. Este sistema de gestão ambiental será então auditado por empresa especializada e, se atender todos os requisitos da norma ISO 14001, será certificado.

Entretanto, semestralmente o sistema será reavaliado e deverão ser fornecidas evidências da melhoria contínua. Qual a diferença entre a ISO 14001 e a ISO 9001? A ISO 14001 trata de sistemas de gestão ambiental. É uma norma voltada para a prevenção da poluição e conservação do meio ambiente, aliada ao crescimento sócio-econômico. A ISO 9001 está voltada para sistemas de gestão de qualidade. É uma norma voltada para excelência operacional de uma empresa (melhores práticas administrativas).

 

Postado em 2015 Feb 27

Prazo de entrega inventário do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais - RAPP - instrução normativa nº 6, de 24 de março de 2014 Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 26/03/2014, pelo IBAMA, a Instrução Normativa Ibama Nº 06, de 24-03-2014 que tem por objetivo regulamentar o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais (RAPP).

Os dados e informações coletados ou integrados ao RAPP têm o objetivo de gerar informação para o Ibama, para os entes do Sistema Nacional de Meio Ambiente-Sisnama e para os demais órgãos e entidades da Administração Pública interessados em desenvolverem ações de monitoramento, controle e demais atividades relacionadas a meio ambiente. Esses dados são estabelecidos de acordo com a atividade potencialmente poluidora e utilizadora de recursos ambientais, com o porte com as características produtivas, com os volumes de geração e emissão de poluentes, efluentes líquidos, resíduos sólidos ou outro critério técnico.

Os dados e informações coletados ou integrados ao RAPP, não contemplarão o tratamento de emissões de gases efeito estufa.

A inserção, alteração ou exclusão de formulários e campos de captação de dados e informações no RAPP, e as mudanças nas regras de funcionamento decorrerão de acordo com os requisitos listados no Art.10 dessa Instrução normativa.

A disponibilização dos dados e informações obtidos via RAPP coletados por sistema corporativo do Ibama ocorrerá em estrita observância à Política de Segurança da Informação, Informática e Comunicações do Ibama, nos termos da Portaria nº 18, de 28 de dezembro de 2012.

Ficam obrigados ao preenchimento e entrega do RAPP as pessoas físicas e jurídicas que se dediquem, isolada ou cumulativamente, a atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais presentes no Anexo VIII da Lei nº 6.938, de 1981, identificadas a partir da inscrição no CTF-APP.

O preenchimento e entrega do RAPP deverá ser feito a partir de plataforma eletrônica acessível via rede mundial de computadores, através do endereço eletrônico: www.ibama.gov.br. O período regular de preenchimento e entrega do RAPP é de 1º de fevereiro a 31 de março de cada ano, e, caso a pessoa física ou jurídica constate que cometeu erros, omissões ou inexatidões no preenchimento de RAPP já entregue, deverá apresentar declaração retificadora.

As sanções para a pessoa física ou jurídica que deixar de entregar o RAPP estão previstas no Capítulo V desta Instrução Normativa, e a mesma entrou em vigor na data de sua publicação.

O período regular de preenchimento e entrega do RAPP é de 1º de fevereiro a 31 de março de cada ano.

Postado em 2015 Feb 27

A RENOVA TRATAMENTO realizou no mês de janeiro de 2015 a destruição de produtos diversos, fora de especificação, originados de clientes, com a presença do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

A equipe do IBAMA conheceu toda a estrutura técnica e operacional da RENOVA, ficando muito satisfeita com o processo de destruição e envio dos produtos para co-processamento em fornos de cimento.

Foi uma honra para a RENOVA receber a visita do IBAMA e poder apresentar todos os trabalhos da área ambiental executados pelo GRUPO.

Postado em 2015 Feb 27

Quanto se gasta de água por dia no mundo?

Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta.

Um gráfico muito interessante, disponibilizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), mostra quanto cada habitante, de diversos países do mundo, consome de água por dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para uma pessoa viver diariamente com o índice recomendado de higiene e bem-estar, ela precisa de 50 litros de água por dia.

O que acontece é que em muitos países, a média diária de consumo de água é muito superior aos 50 litros, como você na imagem a seguir:

Como é possível observar, o Canadá é um dos países onde a população mais consome água todos os dias. Em média, 600 litros por pessoa são gastos, um valor absurdo se pensarmos na quantidade de água disponível no planeta.

No entanto, na extremidade oposta da linha, temos os africanos da África Subsaariana, vivendo com menos de 20 litros água por dia, ou seja, menos da metade do mínimo recomendado pela OMS. Ao longo da linha, é possível observar que os países que mais gastam, são os que possuem menos reservas de água (salvo o Canadá), como o Japão e países europeus.

Para que você não fique louco e deixe de tomar banho por uma semana, a Sabesp criou uma simulação de gasto diário. Ao diminuir o tempo no banho, escovar os dentes com a torneira fechada ou mudar a sua descarga no banheiro para uma mais econômica, você ainda tem crédito para beber seus dois litros de água diários, o que também é recomendado pela OMS.

Ver dados assim nos fazem pensar melhor sobre a forma com que usamos nossos recursos naturais não acha?

Ao pensar que 1/6 da população mundial não tem água potável e quem tem a esbanja, não parece ser uma atitude preocupada com o ambiente. Ser um país rico e desenvolvido, nem sempre significa ser mais avançado, essencialmente quando a vida do outro está em cheque. Pense nisso, mas com a torneira ou o chuveiro fechado, por favor.

Fonte: Buy3 / Planeta Sustentável

Postado em 2015 Feb 27

<< Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Next >>

Powered by CuteNews