TRATAMENTO BENEFICIAMENTO RECICLAGEM SERVICE RESPONSABILIDADE SOCIAL INFORMATIVOS NOTÍCIAS GALERIA DOWNLOADS QUEM SOMOS FALE CONOSCO

. RENOVA BENEFICIAMENTO
BENEFICIAMENTO E DESCARATERIZAÇÃO DE RESÍDUOS
 

Dentre tantos significados, beneficiar significa favorecer. Submeter algo a processos que lhe possibilite ser posteriormente consumido, após ser tratado, a fim de promover algum benefício depois de ser transformado. E é exatamente neste contexto que a Renova Beneficiamento se encontra.

Fundada em 1986, a unidade localizada no município de Arujá, que detém o título de "Cidade Natureza", situada na região da Grande São Paulo, foi criada para atender o mercado de beneficiamento de resíduos sólidos, oferecendo serviços de gerenciamento e disposição final, de qualquer tipo de resíduo industrial gerado por indústrias de todos os segmentos, de forma ambientalmente correta. Assumindo assim, toda a responsabilidade operacional e legal que possam incidir sobre tal atividade. Garantindo aos clientes e parceiros a transformação dessas sobras em material ecologicamente correto, atuando de forma sistemática, através de ações efetivas para o desenvolvimento sustentável, com respeito total ao meio ambiente. Uma postura ética rígida de negócios que garantiu respeito, credibilidade e destaque ao Grupo, junto ao mercado atuante.

Conheça mais sobre a Renova Beneficiamento, suas iniciativas e diferenciais, e entenda por que fazemos parte de uma das melhores empresas de soluções ambientais atualmente.

 

 

Gerenciamento ambiental

O tratamento e destinação adequados dados aos resíduos industriais têm ganhado destaque no contexto mundial, seja pelo avanço em direção à certificação ISO14001 ou por conta do compromisso com a Responsabilidade Social. Empresas dos mais diversos setores industriais têm se preocupado com o tratamento dos resíduos que geram. Isto se deve não só à legislação ambiental, cada vez mais restritiva, como, principalmente, porque as empresas estão chegando à conclusão de que podem lucrar com quase tudo aquilo que antes simplesmente descartavam.
A Renova Beneficiamento oferece serviços de gerenciamento e disposição final ambientalmente corretos de qualquer tipo de resíduo industrial, gerado por indústrias de todos os segmentos, assumindo, assim, toda a responsabilidade operacional legal que possam incidir sobre tal atividade.


Pátio de estocagem de resíduos

Os serviços de gerenciamento de resíduos incluem:

• Logística interna dos resíduos industriais;
• Separação, condicionamento e, se necessário, descaracterização, nas dependências da empresa, dos diversos tipos de resíduos coletados, segundo as necessidades da destinação final;
• Transporte dos resíduos classificados até os locais de destinos finais, observando toda a normativa legal pertinente;
• Controle, solicitação e gerenciamento das licenças e autorizações relativas à disposição e transporte de resíduos;
• Destinação final dos resíduos.

 

 

 

O que é Assessoria Ambiental

Mesmo sabendo da necessidade de ter um Sistema de Gestão e Política Ambientais eficientes, as empresas nem sempre estão preparadas tecnicamente para sua implantação.

Para atender estas indústrias, a Renova Beneficiamento oferece assessoria realizada por profissionais altamente qualificados, nas questões ambientais e de responsabilidade social, através de:

• Levantamento de necessidades de um processo de certificação ISO 14001 e/ou S/A 8000;
• Monitoramento legal, com análise da legislação ambiental e preparação de documentação necessária;
• Análise dos impactos que o processo pode trazer para a rotina diária de trabalho;
• Diagnóstico das ações que devem ser implementadas para o início do SGA;
• Treinamento e orientação dos colaboradores, com vistas ao sucesso de implantação do SGA;
• Projeções para o período de implantação e conclusão do processo de certificação.

 

ISO 14001

A Renova Beneficiamento é certificada desde 2001 com o ISO 14001, um dos principais atestados de qualidade do mercado voltados para processos de gestão ambiental, sendo uma das poucas em seu segmento a dispor deste certificado.
A conquista deste importante atestado de qualidade é mais um item de segurança e confiabilidade para os clientes, uma vez que há garantias da eficiência do processo de reciclagem utilizado pela Renova Beneficiamento.
A Renova Beneficiamento realiza em sua fábrica, em Arujá, processos de beneficiamento e destinação final de resíduos sólidos industriais que seguem os mais altos padrões de qualidade. Isto permite à empresa geradora de resíduos ter toda a segurança que uma companhia comprometida com políticas ambientais corretas e desenvolvimento sustentável necessita.

 

 

Sistema de Gestão Ambiental da Renova Beneficiamento está fundamentado no modelo normativo NBR ISO 14001, versão 2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em consonância com as diretrizes de sua política ambiental, a Renova Beneficiamento gerencia dentro de rígidos princípios éticos e de eficiência suas atividades relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, otimizando o uso de energia, água e matérias-primas.

O objetivo final é sempre a preservação ambiental e dos recursos naturais, o que significa excelência voltada para o meio ambiente.

 

 

BENEFICIAMENTO

Tipos de Resíduos

A Renova Beneficiamento possui licenças de instalação e funcionamento permanentes emitidas pela Cetesb, o órgão controlador do meio ambiente no Estado de São Paulo. Com isso está devidamente autorizada a receber e beneficiar resíduos industriais de usinas que contenham ferro ou alumínio em sua composição, inclusive os perigosos das classes I e II.

Os principais resíduos industriais beneficiados pela empresa são:

• Borra de Retífica
• Mantas, papéis, estopas e tecidos filtrados
• Borra de Lapidação
• Borra de Brunimento
• Borra de Eletroerosão
• Pó de ferro
• Pó de jateamento
• Carepa de ferro
• Areia contaminada e serragem contaminada com óleo
• Terra Diatomácea
• Resíduos que contenham ferro em sua composição. 

Como norma ambiental, a Renova somente recebe resíduos para o devido tratamento com o certificado de autorização para disposição de resíduos industriais emitido pelo órgão ambiental do Estado.

A Renova Beneficiamento também dispões de laboratório para análises de todos os tipos de resíduos que recebe, seguindo critérios estabelecidos para avaliação.

 

A Renova Beneficiamento utiliza a melhor técnica disponível atualmente no mercado para o beneficiamento dos resíduos sólidos industriais que recebe. A técnica é considerada a mais eficiente porque transforma o material resultante do processo de tratamento do resíduo em matéria-prima, que pode ser reaproveitada, por exemplo, em operações nobres de usinas siderúrgicas.

O beneficiamento é feito pela destruição térmica dos itens de contaminação presentes nos resíduos sólidos, como o óleo. Esse material é primeiro encaminhado para boxes específicos de armazenagem e depois de alguns processos de separação é enviado para um forno de secagem rotativo, que transforma o material resultante do processo de tratamento de resíduo em matéria-prima para outras indústrias.

Todos os materiais resultantes do processo de beneficiamento do resíduo têm destinação final ecologicamente correta. Até mesmo o gás gerado no processo de separação do óleo do resíduo passa por um processo de tratamento, em um pós-queimador, que funciona a uma temperatura de 1.200 graus e serve para queimar justamente esse gás gerado, que saí deste processo sem os compostos orgânicos que poderiam contaminar o ar.

Periodicamente, com a ajuda do órgão ambiental responsável, a Renova coleta o gás final para fazer análises e testar a eficiência do processo de tratamento. 


Exigências para o Transporte 

A Renova Beneficiamento atende a todas às normas de segurança estabelecidas em Leis, e possui assim uma frota de veículos própria e adaptada para receber e transportar com o cuidado necessário os resíduos sólidos provenientes das indústrias.

Além de veículos preparados especificamente para esse tipo de transporte, a Renova adota uma série de medidas preventivas de segurança, como contrato com empresas prestadoras de serviços de atendimento de emergência em caso de problema com os veículos.

Com iniciativas como essa, a Renova Beneficiamento aumenta a segurança no transporte e minimiza os riscos.

Confira algumas outras medidas adotadas pela Renova para garantir a segurança no transporte de resíduos sólidos industriais:

• Certificado de capacitação para o transporte de resíduos perigosos emitido pelo Inmetro.
• Placas de numeração da ONU e Rótulos de Risco, de acordo com a NBR 7500.
• Envelopes e fichas de emergência para os resíduos transportados, de acordo com as normas NBR 7503, NBR 7504, 
NBR 8285.
• Manifesto de transportes de resíduos industriais e identificação de resíduo perigoso, conforme norma NBR 13221.
• Motoristas treinados especialmente para transportar resíduos perigosos e com a devida certificação - MOPE.

 

Destinação Final 

Após passar por um seguro e eficiente processo de beneficiamento, os resíduos sólidos industriais recebidos pela Renova Beneficiamento são transformados em matéria-prima para outras companhias, concluindo um ciclo de reciclagem e reaproveitamento.

A emulsão oleosa resultante do processo de tratamento do resíduo, por exemplo, também é destinada para reaproveitamento em outra empresa.


 

Unidade Beneficiamento

Av. Renova, 420 - Jd. Fazenda Rincão - Arujá - SP - 07428-270
Fone: 55 11 4654-2740

 

R. Aurora, 664 - Vila Rosas - Canoas - Rio Grande do Sul - RS - 92020-510 ‎
Fone: 55 51 3051-3504